sexta-feira
domingo
Estímulo a Mais para a Pornografia Infantil e a Pedofilia
Leia mais!
TV venezuelana retira 'Simpsons' do ar após pressão do governo
Leia mais!
Menino vítima de bullying é agredido com golpes de porrete
07 Julho 2010
Menino vítima de bullying é agredido com golpes de porrete
Leia mais!
Morte mudou destino de duas famílias - Morte Filho de 05anos
Morte mudou destino de duas famílias
Gazeta do Povo
Publicado em 13/05/2010 | Maria Gizele da Silva, da sucursal de Ponta GrossaO laudo do Instituto de Criminalística, no entanto, apontou indícios de agressão no corpo de Thainan: ferimentos nas costas e na cabeça. O riacho tinha no máximo um metro de profundidade, 10 centímetros a menos que a altura da vítima. Thainan segurava uma bala de hortelã. “Se ele tivesse se afogado, iria se debater, não ficaria com a mão fechada”, diz a mãe.
Foi justamente a bala que ajudou o delegado Pedro Machado, de Clevelândia, na investigação. A hipótese inicial era a de que Thainan tivesse sido vítima de um maníaco, mas depois se descobriu que ele havia passado em uma mercearia e comprado a bala com o primo. O delegado concluiu o inquérito isentando o adolescente da responsabilidade pela morte, indiciando-o por ocultação de cadáver. As marcas de agressão teriam sido causadas pela queda, mas os pais de Thainan discordam. “Tem de haver justiça, meu filho foi morto”, afirma Claudenir Alves da Silva, pai de Thainan. O Ministério Público deve receber ainda hoje o inquérito.
“Vontade de matar”
Rosana não sabe se vai voltar a trabalhar. Ela toma calmantes e tem sessões com um psicólogo da prefeitura. O pai, Claudenir, já voltou a trabalhar como pedreiro. O casal e cinco filhos moram numa pequena casa de madeira no bairro Rosa, em Mariópolis. Rosana não consegue entender o que aconteceu. “Quem conhecia esse piá (o adolescente acusado pela morte de Thainan) sabe. Ele sempre falava que queria ser bandido quando crescesse. Dizia que queria matar alguém para saber como era. A gente aconselhava ele para não falar essas coisas”, diz.
Dois dias depois da morte de Thainan, a família do adolescente se mudou para Pato Branco, a 20 quilômetros de Mariópolis, onde ele mora com os pais, a irmã de 10 anos e o irmão de 2. Eles diziam estar sendo ameaçados. Eliane da Silva, mãe do adolescente, diz acreditar no filho e afirma que ele também vem sofrendo pela morte do primo de “que mais gostava”.
A cidade tem 5.944 habitantes e é considerada calma. Ivan Berton Soldatelli, diretor do colégio estadual onde o adolescente estudava, na 6.ª série, afirma que o envolvimento do jovem no caso é uma surpresa porque ele não apresentava comportamento violento. Leia mais…
Leia mais!
Sem ajuda, jovem mantém irmão amarrado
Sem ajuda, jovem mantém irmão amarrado
De maio a outubro do ano passado o rapaz ficou internado na Clínica HJ, em União da Vitória. Ele recebeu “alta melhorada”, o que indica que o tratamento deve continuar. Em Curitiba, ficou no abrigo Casa do Piá 2, no Boqueirão. Mas fugiu e perdeu a vaga. “Ele fugiu duas vezes. Na segunda, foi esfaqueado”, diz R. “Agora deixo ele amarrado, porque ele é muito agressivo. Não aguento mais essa situação, mas ele é meu irmão e não posso abandoná-lo.”
Março de 2010 – Mãe é processada por acorrentar filho de 13 anos, viciado em crack, em Piracicaba (SP).
Abril de 2010 – Um adolescente de 16 anos, viciado em crack, é acorrentado pela mãe em Campos dos Goytacazes (RJ). Leia mais…
Leia mais!
Novelas brasileiras têm impacto sobre os comportamentos sociais
Artigos
29/01/2009
Novelas brasileiras têm impacto sobre os comportamentos sociais
Estudos do BID mostram que as novelas ajudaram a moldar as idéias das mulheres sobre casamento e família
Leia mais!
Lei facilita processo de divórcio no Brasil
ParanáOnline
09/07/2010 às 10:43:54
Após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29 de 2009, que prevê o fim da exigência de separação judicial prévia dos casais para a obtenção do divórcio, os cartórios brasileiros esperam um aumento no número de divórcios.
Os cartórios brasileiros já vinham registrando recordes do número de divórcios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto que a taxa de casamentos aumentou quase 10%, entre 1998 e 2008, a de divórcios aumentou 36% no mesmo período.
No Paraná, a taxa de divórcios aumentou mais de 63% nos mesmos dez anos. De acordo com o relatório “Estatísticas do Registro Civil referentes de 2008” do IBGE, em 2008 foram realizados 959,9 mil casamentos em todo o País.
No mesmo ano, foram mais de 90 mil separações judiciais e quase 154 mil divórcios. No Paraná, foram quase 58 mil casamentos, 4,1 mil separações e 8,4 mil divórcios.
Leia mais!
A violência sexual infantil em discussão
Diario Catarinense - 18 de maio de 2010
No ano passado, foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Santa Catarina contribui para a estatística de meninos e meninas que, junto da violência sexual, sofrem violência psicológica e física.
Pelo mesmo Disque 100, o Estado registrou, em 2009, um total de 934 casos. Neste ano, já são 441 denúncias envolvendo crianças catarinenses. O Disque 100 é apenas uma das ferramentas que recebe denúncia deste tipo de crime. Outras chegam através de vizinhos, familiares, escolas.
Leia mais!
Artigos sobre estatísticas da violência contra mulher
Uma mulher morta a cada duas horas
Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, deixando o país em 12º no ranking mundial de homicídios de mulheres.
A maioria das vítimas é morta por parentes, maridos, namorados, ex-companheiros ou homens que foram rejeitados por elas.Segundo o Mapa da Violência 2010, do Instituto Sangari, 40% dessas mulheres têm entre 18 e 30 anos, a mesma faixa de idade de Eliza Samudio, 25 anos, que teria sido morta a mando do goleiro Bruno. A reportagem é de Tatiana Farah e publicada pelo jornal O Globo, 11-07-2010.
Dados do Disque-Denúncia, do governo federal, mostram que a violência ocorre na frente dos filhos: 68% assistem às agressões e 15% sofrem violência com as mães, fisicamente.
Em dez anos (de 1997 a 2007), 41.532 meninas e adultas foram assassinadas, segundo o Mapa da Violência 2010, estudo dos homicídios feito com base nos dados do SUS. A média brasileira é de 3,9 mortes por 100 mil habitantes; e o estado mais violento para as mulheres é o Espírito Santo, com um índice de 10,3 mortes. No Rio, o 8º mais violento, a taxa é de 5,1 mortes. Em São Paulo — onde Eloá Pimentel, de 15 anos, foi morta em 2008 após ser feita refém pelo ex-namorado em Santo André, e que agora acompanha o desfecho do assassinato de Mercia Nakashima — a taxa é de 2,8.
Pesquisadora: assassinos se acham donos das mulheres O sociólogo Julio Jacobo Waselfisz, responsável pelo levantamento do Mapa da Violência, criou um ranking das cidades com maior incidência de homicídio feminino em relação à população de mulheres. Dezenove cidades têm incidência de assassinatos maior que o país mais violento do mundo para as mulheres, El Salvador, com 12,7 mortes por 100 mil habitantes.
Em Alto Alegre (Roraima) e Silva Jardim (Rio), a taxa chega a ser 80% maior. Nos últimos cinco anos, o índice foi de 22 e 18,8 mortes, respectivamente.
Outras nove cidades do Rio estão entre as 30 mais violentas: Macaé (7ºlugar), Itaguaí (14º), Guapimirim (19º), Saquarema (22º), Rio das Ostras (23º), Búzios (27º) e Itaboraí (29º). Entre as 30 mais violentas, oito são capixabas, incluindo Vitória, com 13,3 mortes por 100 mil habitantes.
Leia mais…
Leia mais!
O Mapa da Violência em SC
11/01/2010 | N° 11832
OPINIÃO DA RBS
O mapa da violência
A violência grassa com força de epidemia em Santa Catarina. E esta afirmação não é uma figura de retórica, eis que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “zonas epidêmicas” de violência aquelas com taxas superiores a 10 homicídios por 100 mil habitantes. No ano passado, foram cometidos 837 assassinatos no Estado, quase o mesmo número de 2008, quando foram registrados 834. Esperava-se que o índice de violência recuasse após o lançamento do Plano Estadual de Segurança em setembro, mas a julgar pelos números mais recentes pouco ou nada mudou, e alguns tipos de delitos até mesmo aumentaram.
Estudos recentes, como o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, realizado pela Rede Informação Tecnológica Latino-Americana, e os ministérios da Saúde e da Justiça, comprovam, também, que a violência, no Brasil, não está mais limita da aos grandes centros urbanos, mas se alastrou pelo interior e chegou até mesmo a pequenas comunidades com igual virulência. Esta é uma circunstância especialmente preocupante.
Os novos números confirmam Camboriú no topo do ranking estadual dos crimes contra a vida, com o índice de 64,02 assassinatos por 100 mil, seguindo-se Navegantes, (52,33), Itajaí, (36,61) e Biguaçu (33,69). Os levantamentos mais recentes também confirmam que tanto o número de vítimas quanto o de autores de homicídios vem aumentando entre a população jovem na faixa etária dos 15 aos 24 anos. A violência é maior naquelas áreas em que a presença do Estado é menor, ou seja, em áreas periféricas que muitas vezes sequer dispõem de serviços públicos elementares. Isto é óbvio, como óbvios costumam ser os comentários a respeito dos que se intitulam especialistas na matéria, embora jamais tenham colocado o pé numa dessas zonas conflagradas. Os dados da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil revelam que, no ano passado, um terço (33%) dos assassinatos foram motivados pelo tráfico de droga.
Leia mais!
Santa Catarina – O Pará do Sul – Violência policial e tortura – Codidiano nos presídios de Santa Catarina Submitted by Amilton Alexandre on quinta-feira, 3 junho 2010
s imagens dos últimos dias, de um agente prisional espancando barbaramente um detento, devem ter horrorizado muita gente. A tortura é, mesmo, um ato desumano. O grande problema é que a maioria, receio, pode ter achado um horror que a TV tivesse transmitido tal violência, mas não tão horroroso o fato de que isso ocorra com espantosa frequencia fora dos nossos olhos. É só tomar cuidado para que ninguém mais filme, e tudo bem. É essa forma de aceitar a tortura “nos outros” e “longe daqui de casa” ou “longe dos olhos”, que precisaria mudar. Um dia, quem sabe.
Leia mais!
Polícia conclui o inquérito sobre desaparecimento de Eliza Samudio
Sábado, 31/07/2010
Bola foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. Outros envolvidos foram indiciados por sequestro, cárcere privado, e corrupção de menores.
Leia mais!
Polícia indicia goleiro Bruno e mais oito pessoas pelo desaparecimento de Eliza
Sexta-feira, 30/07/2010
A polícia concluiu o inquérito sobre o desaparecimento de Eliza e indiciou o goleiro Bruno e mais oito suspeitos por crimes como sequestro, homicídio, ocultação de cadáver e formação de quadrilha.
Leia mais!
Promulgada lei que regulamenta uniões homossexuais em Portugal
Terça-feira, 18/05/2010
A lei foi promulgada pelo conservador e católico Aníbal Cavaco Silva. Os críticos do governo dizem que o presidente queria desviar a atenção da crise econômica que atinge o país.
Leia mais!
Mulher traída resolve divulgar a briga com a amante na internet
Domingo, 11/07/2010
Vivian descobriu que sua grande amiga e madrinha de seu filho era amante de seu marido há cinco anos. Ela desconfiou quando flagrou os dois conversando pela internet.
Leia mais!
Casal de adolescentes se expõe em cenas de carícias ousadas pela internet
Domingo, 01/08/2010
Os jovens se conheceram pela internet e fizeram uma aposta: quem perdesse em um jogo de cartas iria se expor. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, eles cometeram um crime.
Leia mais!
Meninos de rua são flagrados fumando crack perto da Secretaria de Segurança
Quinta-feira, 11/02/2010
Um grupo de meninos e meninas foi flagrado fumando crack em frente ao terminal Américo Fontenelle, em plena luz do dia. O local é próximo da Secretaria de Segurança e do Comando Militar do Leste.
Leia mais!
Rio tem o menor número de homicídios desde 1991
Quarta-feira, 04/08/2010
A Secretaria de Segurança divulgou que foram registrados 347 assassinatos em junho, o que representa uma queda de 21% em comparação ao mesmo período de 2009. Os roubos de rua diminuíram 18,8%.
Leia mais!
Divulgados os números do ISP sobre a criminalidade em dezembro de 2009
Segunda-feira, 08/02/2010
Segundo o IPS, os roubos de veículos diminuíram mais de 20%. Os roubos de rua sofreram redução de quase 12%, mas os casos de latrocínio subiram mais de 50%
Leia mais!
Corpo de gari morto por bala perdida em Niterói segue no IML
Sábado, 07/08/2010
Elenildo da Silva foi atingido na cabeça durante uma perseguição de policiais a bandidos. Os criminosos fugiram rumo à favela da Grota, no bairro de São Francisco. Armas de PMs serão periciadas.
Leia mais!
Enfermeira que matou oito bebês se diz aliviada por revelar o crime
Sexta-feira, 30/07/2010
A França se pergunta agora os motivos para os assassinatos. A enfermeira sufocou os bebês. A equipe de advogados informou que ela vai passar por exames psicológicos.
Leia mais!
Holandesa é suspeita de matar três filhos recém-nascidos
Sexta-feira, 06/08/2010
A mulher de 25 anos foi presa, e teria matado os bebês ao longo de oito anos. Os corpos estavam em malas, na casa dela, no norte da Holanda. À polícia, ela disse que os filhos morreram após o parto.
Leia mais!
sábado
PM quer combater violência nas escolas
Quarta-feira, 04/08/2010
PM vai se reunir com a direção de Ciep Antônio Candeia Filho, assaltado oito vezes, nos úlitmos dois meses. A última ação dos bandidos foi nesta terça-feira (3).
Leia mais!
Jovem mata e enterra a própria mãe em São Sebastião
Quinta-feira, 13/05/2010
Em São Sebastião, a polícia prendeu um jovem que matou e enterrou a mãe dentro do próprio quarto. A mulher estava desaparecida há um mês. No depoimento, o rapaz confessou o crime.
Leia mais!
Maníaco do Novo Gama
Quinta-feira, 22/07/2010
A lista dos crimes cometidos por Adaylton Nascimento Neiva só aumenta. Nessa quarta-feira (21), ele confessou ter matado mais duas mulheres no Novo Gama e confirmou o assassinato de outras duas.
Leia mais!
Policia Federal Prende Suspeitos de Pedofilia
Quarta-feira, 28/07/2010
Foram feitas buscas em seis locais do DF. Um homem de 40 anos e outro de 51 foram presos em flagrante em Sobradinho. Eles guardavam vídeos e imagens de pornografia infantil no computador.
Leia mais!
sexta-feira
Carnaval
Festa esperada por muitos.
Será uma festa?
O ano só inicia após o carnaval.
Aulas, atividades, trabalho.
Espero que passe logo.
E assim termos o recomeço
Leia mais!
terça-feira
Ferias
Descanço para toda a familia e renovação.
Estou de volta
Leia mais!