Páginas

quinta-feira

Alcoolismo Infantil - Influência da Cultura e dos Pais


"Um estudo inédito desenvolvido por profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou que os hábitos, a cultura e o ambiente são fatores que potencialmente influenciam o uso de álcool na infância. A pesquisa teve como base a cidade gaúcha Flores da Cunha, na região da Serra, considerada o maior pólo produtor de uva e vinho do País".
O trabalho, intitulado "Consumo de Bebidas Alcoólicas por menores de 15 anos residentes em um município de colonização típica italiana no Rio Grande do Sul", foi realizado no ano de 1991 junto a 92 famílias residentes na zona rural do município de Flores da Cunha. Após analisar os hábitos familiares e acompanhar de perto uma criança de cada família, a pesquisa revelou que 58,5% das crianças ingeriam algum tipo de bebida alcoólica. A alta incidência foi diagnosticada em crianças com idade entre oito meses a nove anos. "As mães têm o hábito de molhar o bico da chupeta da criança, ainda muito pequena, no vinho", afirmou Themis. Mas ela ressalta que nada é feito de forma intencional. O que leva os pais a essa atitude são os hábitos culturais daquela região, típica produtora de vinho.
O que preocupa a especialista é a quantidade de álcool consumida pelos menores. Em alguns lares foi verificado que crianças chegavam a ingerir 1,3 litro de álcool por semana, sem que o alto consumo fosse notado pelos pais. "Um volume muito alto que chama a atenção", afirma. Outro resultado interessante da pesquisa é que 75% das crianças que faziam uso regular do álcool, no caso vinho e cerveja, eram do sexo masculino e apenas 25% do sexo feminino. Para a gastroenterologista do HCPA, esse dado revela a imposição machista que predomina naquela região. "Os pais consideram normal que o filho homem beba, até pela sua condição de macho", disse Themis.
Entre os 58,5% das crianças que ingeriam regularmente o álcool no ambiente familiar, 100% dos pais e 75% das mães tinham o hábito de beber diariamente. "Além disso, 51% dos entrevistados tinham produção própria de vinho e 2% produziam em casa a graspa, bebida obtida pela destilação da uva fermentada", informa Themis. Para ela, todo o trabalho serviu para mostrar a facilidade do acesso da criança ao álcool no ambiente familiar. "O 'terreno' naquela região é altamente propício para que menores de 15 anos, no futuro, venham a constituir grupo de risco".
Estudos realizados com crianças em períodos distintos indicou a redução da idade média de início do uso do álcool. Um trabalho elaborado no ano de 1993 junto a escolas de dez capitais brasileiras mostrou que a idade média era de 13 anos. Já em outra pesquisa feita no ano de 1997, com crianças que já estavam em tratamento, a idade média passou para 11 anos.
"Em hipótese alguma deve se oferecer álcool a uma criança, mesmo quando imperem fatores como tradição e cultura", destacou a médica do Conceição. Os efeitos do álcool no organismo de uma criança têm um impacto muito maior em relação aos adultos pois, antes dos 14 anos, o fígado ainda não está pronto para metabolizar o álcool.


Fonte: Boa Saúde. uol.com.br

Leia mais…
Leia mais!

quarta-feira

Os Fumantes Adolescentes - Dependência Física e Psicológica


O tabagismo é reconhecido pela OMS como uma doença pediátrica, pois começa ainda nos verdes anos da puberdade, prolongando-se em 90% dos casos ao período da adolescência”, conta o diretor do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da UFRJ Alberto Araújo. Como provam os estudos, “em poucos anos, o jovem passa do consumo esporádico a um consumidor habitual, com a tolerância e a progressão para a dependência, o que leva o adolescente a saltar de seis cigarros para um maço por dia, quando inicia a vida adulta”, explica. 
No início tudo é onda. Um amigo aqui e outro ali, ambos fumantes, perguntam, incitam, sugerem, instigam. Um pouco menos de informação e, quando o jovem menos percebe, começou a fumar. Isso, como dizem os médicos e especialistas, costuma ser uma rua de mão única. O adolescente sempre pensa que para se quiser, que só se vicia quem não tem controle. Só que com o tabaco não há controle. O corpo cria dependência física e involuntária da substância química tornando, na maioria dos casos, muito difícil afastar-se do hábito de fumar. 
Uma das maneiras de introduzir o cigarro na vida de uma criança ou adolescente é a publicidade. A quantidade de vezes que uma criança vê a propaganda de um cigarro, um produto à venda ou mesmo a imagem do fumo atrelada a bons costumes e vida farta é imensa. Alguns estudiosos comprovaram também que a maior parte dos esportes radicais e eventos de grande porte, como corrida de motos, inclusive a Fórmula 1, costumam ter produtoras de cigarro como patrocinadoras. Isso acaba atrelando o nome à imagem. O adolescente, inconscientemente, associa o nome à sensação de liberdade, prazer, rebeldia, juventude e vida (exatamente o que cigarro toma ao longo do tempo). Algumas propagandas de cigarro chegam até a vir com slogans como “Seja livre para escolher” ou “Fume com moderação”, entre outras frases curiosas. O engraçado é que o fumante não é livre, é um dependente, ele não faz escolhas, só segue um padrão fisiológico – o que também invalida a palavra moderação na caixa do cigarro.
Fonte: Conexão professor
Click e vá pro Site Dicas Vida e Saúde

Leia mais…
Leia mais!

sábado

Cerca de 10% das Crianças Brasileiras são Obesas

"A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos no Brasil, acusa a nutricionista Sylvia Elisabeth Sanner, de São Paulo. Entre as principais consequências, ela cita aumento de casos de diabetes e problemas cardiovasculares, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. De acordo com o médico-nutricionista Fábio Ancona Lopez, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Independente das cifras, o médico argentino Júlio Ribeiro afirma, categórico, que a obesidade é uma das piores aquisições da civilização".

A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura em uma magnitude tal que compromete a saúde, explica o Consenso Latino Americano em Obesidade. Entre as complicações mais comuns está o diabete mellitus, a hipertensão arterial, as dislipidemias, as alterações osteomusculares e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma e dos índices de mortalidade.

A obesidade é ainda o resultado de ingerir mais energia que a necessária. Não há dúvidas que este consumo excessivo pode iniciar-se em fases muito remotas da vida, nas quais as influências culturais e os hábitos familiares possuem um papel fundamental. Por isso dizemos que a obesidade possui fatores de caráter múltiplo, tais como os genéticos, psicosociais, cultural-nutricionais, metabólicos e endócrinos. A obesidade, portanto, é gerada pela interação entre fatores genéticos e culturais, assim como familiares.

Ainda de acordo com o Consenso, existe uma clara tendência entre os membros de uma mesma família possuírem um índice de massa corporal (IMC) similar. São várias as publicações científicas que demonstraram uma correlação entre o IMC de pais e filhos, o que sugere que, provavelmente, tanto os genes como um ambiente familiar compartilhado, contribuem ao desenvolvimento da obesidade.

             Click e vá pro Site Redemik Loja Virtual

Leia mais…
Leia mais!

segunda-feira

Bullying -Muitos jovens sofrem em silêncio com medo de colegas que os agridem na escola



Todos acreditamos que as crianças são naturalmente boas e inocentes, ainda que alguns autores afirmem o contrário, ou seja, que a nossa natureza é agressiva, mas moldada pela educação. Assim, tudo dependeria em grande parte da educação que recebemos dos nossos pais e das influencias do meio.
É certo e sabido que os mais pequenos precisam de regras, caso contrário as traquinices sucedem-se a um ritmo avassalador. No entanto, existe uma clara diferença entre a traquinice própria da infância e outros atos que poderemos considerar de maldade pura e simples, como é o caso do Bullying.
Não existe tradução portuguesa para o termo mas, grosso modo, trata-se do ato de agredir um colega de escola, intencionalmente e de modo repetido,. Estas agressões causam angústia ou humilhação à vítima, ocorrem sem motivações evidentes, e são adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s).

Leia mais…
Leia mais!

terça-feira

A Influência dos Games Violentos nas Crianças

Uma pesquisa do Centre for Mental Health and Media, do Massachusetts General Hospital (MGH), divulgada pelo site “The Register”, mostra que 2/3 dos jovens do sexo masculino preferem jogos violentos, enquanto apenas 1/4 das meninas demonstram ter essa preferência. A pesquisa observou 1.254 jovens entre 12 e 14 anos, e os resultados casam com a hipótese de que jogos violentos são válvulas de escape, já que os meninos são, de fato, mais agitados e dados a atitudes e brincadeiras mais violentas. Até pouco tempo, quando os jogos tinham aspecto de desenho animado, o caráter de fantasia das situações era mais explícito. Atualmente, os jogos têm personagens e cenários tão realistas que o limite entre a fantasia e a realidade se torna muito tênue. Podemos presumir que a exposição a jogos violentos predispõe as pessoas a se sentirem perseguidas e a adotarem comportamentos anti-sociais e violentos.

Leia mais…
Leia mais!

domingo

As Midias Sociais


O conceito de mídias sociais (social media) precede a internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail- antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.

fonte: Wikipedia

Leia mais…
Leia mais!

quinta-feira

O Jovem com 18 anos já assistiu 22.995 horas de TV e 12.320 horas de aula

Veja a grande influência que a TV pode trazer aos jovens.
O tempo que disponibilizamos para a TV é muito em relação as demais atividades. Se somarmos tudo isso veremos quanto perdemos ao longo dos anos. E o que fica bem abaixo é o diálogo com os pais, pois não sobra tempo para conversar e passar momentos agradáveis com a família .
 

Veja como é fácil calcular: 
3,5 horas dia de TV x 365 dia do ano = 1.277,5 horas ano x 18 anos de idade = 22.995 horas
4,0 horas dia aula x 22 dias mês = 88 horas aula mês x 10 meses letivos = 880 horas ano x 14 anos em sala de aula = 12.320 horas aula.
 

Leia mais…
Leia mais!

segunda-feira

O Poder Devastador da Mídia nas Crianças

A mídia tem um papel de muita importância em nossa sociedade. Se bem usada pode trazer grandes benefícios para toda a sociedade. Mas sua influência na vida de muitas crianças tem sido devastadora. Muitos pais deixam a televisão como babá de seus filhos, outros, procuram de alguma maneira preencher o espaço de tempo vago das crianças através da internet. Na realidade, a televisão para a maioria dos pais tem sido uma válvula de escape para o pouco tempo que reservam para seus filhos. A realidade é que a televisão e a internet tem sido o único referencial para as crianças. Além de viciar, traz idéias já prontas dificultando a criança ao raciocínio e a criatividade. A influência negativa que traz os filmes, desenhos e jogos tem causado grandes estragos na vida de muitas famílias. Muitos tem sido como marionetes, ou seja, controlados pela mídia.

Leia mais…
Leia mais!

domingo

Novela Alma Gêmea Último Capítulo - Morte De Rafael e Serena



Leia mais…
Leia mais!

Novela A Viagem - Otávio e Diná visitam Alberto.

Leia mais…
Leia mais!